Relatórios de Progresso

Relatório 1

O presente relatório incide sobre os procedimentos desenvolvidos no âmbito da gestão administrativa e técnica do projecto no sentido de garantir o cumprimento dos objectivos dentro dos prazos estabelecidos.

Esses procedimentos assentaram em quatro vectores essenciais: 1) construção de um site relativo ao projecto IN_Learning; 2) implementação de reuniões periódicas entre os membros da equipa; 3) avaliação dos relatórios de produção; e 4) monitorização dos fundos do projecto.

A construção de um site relativo ao projecto IN_Learning (http://in-learning.ist.utl.pt/index.html) (1) permitiu definir a identidade/imagem do projecto partilhada e assegurar a difusão de resultados interna (entre os membros da equipa) e externa (para o público em geral e a comunidade académica em particular). O site disponibiliza informação essencial sobre o projecto (equipa, financiamento, objectivos, metodologia, objectos de estudo, conceitos teóricos, eventos, resultados e publicações). Em permanente actualização, o site constitui um meio através do qual a equipa elabora sínteses sobre a progressão dos resultados do projecto mas também recebe feedbacks do exterior.

A implementação de reuniões periódicas entre os membros da equipa (2) permitiu assegurar a continuidade da comunicação e o fluxo actualizado de informação. Neste âmbito foram tomadas as decisões de projecto, hierarquizados objectivos intermédios, calendarizados e sincronizados prazos de execução, confrontados resultados preliminares e reformuladas estratégias de abordagem. Os registos dessas reuniões foram posteriomente disponibilizados a todos os membros da equipa favorecendo a continuidade da reflexão crítica sobre o seu esforço de produção.

O supervisionamento dos relatórios de produção (3) constituiu um procedimento que permitiu a reverificação da progressão do projecto e a sincronização a um nível macro dos esforços de desenvolvimento efectuados por cada uma das equipas de trabalho. O feedback resultante deste supervisionamento suscitou, por vezes, o ajuste pontual das abordagens implementadas por cada grupo de trabalho.

A monitorização dos fundos do projecto (4) visou garantir o cumprimento dos objectivos a através da boa execução do financiamento atribuído. Este procedimento garantiu a distribuição dos fundos entre os parceiros de projecto de acordo com o previsto, o gasto das verbas dentro dos prazos e de acordo com as necessidades do projecto.

Os procedimentos de gestão implementados numa fase inicial visaram criar mecanismos para assegurar o esforço de desenvolvimento do projecto de acordo com os prazos previstos.

Teresa V. Heitor

Investigadora responsável

Relatório 1 (Versão pdf)