Selecção dos Locais

O estudo destes espaços será realizado no campus do IST Alameda (Lisboa), especificamente no edifício de Engenharia e Arquitectura.

O átrio principal corresponderá a um tipo de espaço, a cafetaria e esplanada estão incluídas no espaço tipo 2, e "Espaço 24 horas" e as salas de Arquitectura vão ser o caso de estudo para o tipo 3. O interesse destes exemplos como casos de estudo, além da utilização intensa que diariamente têm, é que estão reunidos num piso térreo e, por isso, será possível analisar como através da sua dinâmica social se influenciam mutuamente.

Os inquéritos serão baseados nas metodologias de Avaliação Pós-Ocupaçãol (APO) e irão incluir os seguintes itens:

  1. A caracterização geral dos espaços de aprendizagem informal disposição e suas condições efectivas de uso com base em:
      • Desenho de espaços planos e registo do equipamento;
      • Estado de manutenção dos espaços;
      • Condições de conforto ambiental (luz, temperatura do ar, ventilação e acústica).
  2. A caracterização dos usos do espaços (actualmente, pontualmente ou excepcionais), considerando três aspectos principais: a) Tipos de utilizadores; b) os tipos de usos; c) Programação de utilização. Para estas caracterizações os seguintes procedimentos serão aplicados:
      • Entrevistas com o pessoal de gestão, a fim de desenvolver uma visão global do contexto escolar ou universitário em termos da dinâmica social;
      • Observações directas dos espaços de aprendizagem informal e do seu contexto, para registar como o espaço é utilizado pela comunidade académica;
      • Visitas guiadas dos espaços de aprendizagem informal e seu contexto escolar ou universitário com grupos de utilizadores (professores, alunos, funcionários) a fim de obter a sua opinião (positiva ou negativa) sobre as condições e os usos de espaços de aprendizagem informal e, principalmente, sua contribuição para o processo de partilha de conhecimentos.
      • • Questionários aos alunos, a fim de identificar o seu grau de satisfação com os espaços de aprendizagem informal de uso diário e as razões da sua satisfação ou insatisfação.
  3. Produção de relatórios com os resultados obtidos.

Campus do IST

O campus universitário do IST na Alameda constuitui-se como lugar de observação privilegiada. Tal decorre da presença de espaços com características distintas e da facilidade de acesso quer aos utilizadores quer à instalação de equipamento para observação

Átrio DECivil

Átrio do edifício DECivil - Ala Sul

Átrio do edifício DECivil - Ala Norte

Cafetaria e Esplanada

Cafetaria - interior

Cafetaria - interior

Cafetaria - Esplanada exterior

Espaço 24horas

Espaço 24 horas

Espaço 24 horas

Estúdio de Arquitectura

Estúdio de Arquitectura

Estúdio de Arquitectura